-
Arquitetos: Juan Carlos Sabbagh Arquitectos; Juan Carlos Sabbagh
- Área: 411 m²
-
Fotografias:Francisca Polanco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste de uma moradia unifamiliar localizada em Hacienda de Chicureo, comunidade de Colina.
Chicuero é uma área onde o verão é muito intenso, portanto a questão climática foi o ponto de partida do projeto.
Por isso a casa dispõe de um só nível com pátios para poder proteger-se com as sombras das árvores e para aproximar-se da umidade do solo. Paredes de pedra são incorporadas como proteção contra a alta insolação existente a oeste.
Arquitetonicamente a casa é constituída de uma séries de lajes que formam camadas horizontais que contém as jardineiras e a cobertura. Estas lajes são atravessadas ou apoiadas em paredes de concreto à vista ou de pedra.
Duas destas paredes de pedra atravessam a laje de cobertura e ultrapassam sua altura para delinear a presença dos pátios internos principais da casa que compõem o paisagismo do interior, trazendo luz, insolação natural no inverno, ventilação no verão e ainda configuram o programa interno.
Desta forma, a casa é dividida em duas áreas: uma área mais pública e de serviços (tais como sala de estar, jantar, cozinha) e um espaço privado (de dormitórios e sala íntima familiar).
À leste estão os quartos com vista para a montanha e sol matinal. Ao norte as principais áreas de estar e jantar são resguardadas por um amplo terraço coberto e ficam de frente para o campo de golfe. Em ambas fachadas um beiral protege da chuva e do sol.
À oeste, com a intenção de proteger do sol e para mimetizar-se ao ambiente, a fachada é mais fechada, formada por uma alta parede de pedra e interrompida intermitentemente como as típicas pircas semi-derrubadas dos campos circundantes.